quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os riscos da lipoaspiração

A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais feita pelas brasileiras, ela conquista cada vez mais adeptas, tornando-se acessível também para mulheres com pouco dinheiro, mas que buscam uma forma física perfeita. Só que infelizmente a “lipo” também lidera o ranking das cirurgias que acabam dando errado, muitas vezes levando até a morte de pacientes. É o que constatou um levantamento realizado entre 2001 e 2009 pelo Conselho Regional de Medicina (Cremesp). De 289 processos movidos contra médicos da área estética, 33,5% referem-se à lipoaspiração.
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico indicado para pessoas que têm um acúmulo de gordura localizada que a paciente não consegue eliminar através da combinação de dieta e exercícios físicos.
A maioria das pessoas que se submetem à lipoaspiração ficam satisfeitas com o resultado. Mas, como todo procedimento cirúrgico, há riscos envolvidos.
Saiba alguns dos perigos na hora de fazer uma lipoaspiração: infecções, podem ocorrer em qualquer cirurgia; embolia pode ocorrer quando a gordura é solta e entra no sangue através de vasos sanguíneos rompidos durante a lipoaspiração, pedaços de gordura podem ficar presos nos vasos sanguíneos, aglomerar nos pulmões, ou viajar até o cérebro. Outro risco é a necrose da pele, que é quando a pele acima da área onde foi feita a lipoaspiração pode "morrer"; a intoxicação por anestesia, que se dá devido a algumas drogas utilizadas na anestesia podem causar intoxicação e inclusive levando o coração a parar, podendo ser fatal, a queimadura também faz parte dos riscos, ela pode ocorrer quando a “lipo” é feita pelo método do ultrassom. E um dos riscos mais comuns é as perfurações viscerais, que ocorrem durante a lipoaspiração, o médico não consegue ver onde a cânula está, isso pode causar danos em órgãos internos, quando isso ocorre, geralmente é necessária uma outra cirurgia para reparar os danos.
Por isso antes de fazer uma cirurgia pense nos prós e contras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário