quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Queimadas

As queimadas estão castigando a população de São José do Rio Preto, não chove há pelo menos dois meses e o tempo seco facilita a propagação do fogo. Essas queimadas ocorrem em terrenos urbanos e canaviais, destroem a vegetação, degradam o solo e prejudicam os animais. Além disso, poluem o ar com fumaça e gases tóxicos, provocando doenças respiratórias, como asma, rinite e bronquite. Nas estradas, a fumaça pode causar acidentes.
Contamina lençóis freáticos e mananciais, contaminando a água. As queimadas causam a liberação na atmosfera de ozônio e grandes concentrações de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), que já foi comprovado pelo INPE de São José dos Campos, afetando a saúde de todos os seres vivos.
Não jogar cigarros acessos nas florestas ou na beira das rodovias e evitar fogueiras em locais de grande concentração de vegetação são dicas valiosas.
A prática da queimada considerada crime, que prevê pena de prisão entre seis meses e quatro anos e multa, que varia dependendo da gravidade do dano e de como foi classificado.
E pela previsão do tempo, a chuva só deve aparecer no final do mês de setembro, enquanto isso vamos torcer e ajudar para esse “fedo” sair do ar e melhorando sua qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário